Ir Mais Longe: Dia Mundial da Língua Portuguesa

Ir Mais Longe

Dia Mundial da Língua Portuguesa

A programação do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo para o Dia Mundial da Língua Portuguesa mostrou que um projeto de defesa e promoção do potencial da língua obriga a um conhecimento aprofundado do que se quer fazer. Isso tornou-se perceptível na conversa sobre a exposição de longa duração do Museu da Língua Portuguesa – o que mudou e o que permaneceu após a reconstrução, e na aula do compositor e pesquisador José Miguel Wisnik sobre referências literárias e musicais presentes no espaço Praça da Língua. Uma aula que nos levou às origens da língua, a Trás-os-Montes e à Galiza.

Do programa das comemorações destacamos ainda a apresentação da exposição temporária Língua Solta, criada para a reabertura do Museu, seguida duma performance do músico Tom Zé.

As comemorações do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo fizeram a diferença e foram além das declarações de intenções a que outras realizações de limitaram. Em Portugal não podemos deixar de referir a desilusão que foi o Lisboa 5 L, um Festival que poderia ter marcado a diferença e não passou dum conjunto de retalhos, a quase ausência dos Teatros Nacionais, os palcos privilegiados desta língua, e a falta de comparência do futuro Museu da Língua Portuguesa de Bragança.

Receber informações

Deixe-nos o seu e-mail para receber avisos sobre a publicação de novos artigos ou outras informações.