O regresso à Terrinha onde esta Língua nasceu

Com o LP Ler o Mundo em Português estamos a contar a história de uma viagem, de uma nova viagem de circum-navegação, uma viagem nesta e desta língua, a nossa, à procura da terra incógnita, da terra prometida, do futuro. A história duma viagem que teve paragens em múltiplos cais que a ajudaram a espalhar-se pelo mundo e a tornar-se a língua global que hoje é.

Uma história que tem como protagonistas as pessoas que nos diferentes cais se têm destacado, sejam os jovens inquietos e militantes, os conspiradores do futuro, sejam os mais experientes, aqueles que já foram capazes de construir pontes, sejam os que já não estão vivos, mas que deixaram uma obra que nos influenciou ou influencia, os cromos ou as figurinhas da língua.

Nesta altura ainda não sabemos que pessoas, ideias e projetos, vamos conseguir que embarquem, pois é delas, das suas ideias e dos seus projetos, que dependerá a qualidade do que se venha a conseguir, pois será do seu cruzamento e contaminação que se poderão criar coisas novas, novas ideias, que se poderão imaginar os cenários do futuro. E este é o papel fundamental da nossa língua, um instrumento privilegiado para responder aos desafios que a pandemia está a colocar: deixar de olhar o mundo a partir da nossa casa ou do nosso país como centro de tudo, pois não há muros ou fronteiras que defendam o nosso bem-estar, se esse bem-estar não existir em todo o mundo.

Só que desta vez os caminhos que a língua percorreu estão a ser feitos em múltiplas direções, provocando múltiplos cruzamentos, não sabendo ainda quando é que todos aqueles que foram contaminados pela língua e a assumiram como sua, vão poder vir à terrinha onde tudo começou, onde esta língua ganhou forma, algures entre a região de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Galiza, região que já está habituada a receber a sua gente que há muito anda pelo mundo, como tão bem nos contou Miguel Torga.

AUTOR DO ARTIGO

CARLOS FRAGATEIRO

 
Receber informações

Deixe-nos o seu e-mail para receber avisos sobre a publicação de novos artigos ou outras informações.